O Brasil tem uma das maiores cargas tributárias existentes, além de diversas obrigações fiscais que devem ser cumpridas pelos empreendedores. Por isso, para manter a saúde financeira e a longevidade do negócio, fazer um planejamento tributário é fundamental.

Trata-se de uma estratégia para identificar formas legais para que a companhia gaste menos com esse tipo de despesa, sendo muito importante para traçar o caminho mais seguro e estável para se manter regular com os deveres fiscais, sem desestabilizar as finanças. Devido à sua importância, é preciso que seja elaborada com muita seriedade e comprometimento.

Neste texto, confira algumas dicas de como fazer um planejamento tributário eficaz. Acompanhe!

1. Faça um cronograma

Com o auxílio de uma equipe capacitada, monte um cronograma de ação. Nessa hora, serão estipulados os passos a serem realizados e as responsabilidades de cada um dos envolvidos.

Esse ato é essencial para o sucesso do planejamento, já que possibilita que todos entendam perfeitamente o que devem fazer e quando.

2. Junte todas as informações relevantes

Reúna todas as informações que possam contribuir para uma análise completa — como receita total, faturamento, distribuição da receita, local das atividades exercidas, compras realizadas por lugar, serviços contratados, despesas operacionais, gastos com folha de pagamentos, quadro societário etc.

Esses dados influenciam diretamente no valor de tributos que devem ser pagos. Por isso, é sempre bom tê-los em mãos, organizados e prontos para serem avaliados.

3. Realize análises e simulações

Depois de se apossar das informações, faça análises e simulações dos cenários possíveis para o negócio. Nessa fase, é necessário pensar em todas as possibilidades que possam impactar as operações.

Por exemplo, verifique se as alterações no regime tributário poderão reduzir a carga tributária da empresa, se haverá alterações no poder de compra do consumidor e quais são as vantagens de escolher um fornecedor do mesmo estado onde a empresa está estabelecida.

4. Seja organizado

A organização é crucial para a realização de um bom planejamento tributário. Para evitar problemas, esteja sempre com a contabilidade em dia, mantenha as práticas idôneas e tenha os processos internos alinhados, com o intuito de assegurar o melhor aproveitamento possível na elaboração do plano.

5. Conheça a lei tributária

Busque entender o máximo que puder sobre a legislação tributária. É preciso ter, ao menos, uma noção dessa área para atuar juntamente com o contador e demais profissionais especializados, além de saber responder por elas em algum infortúnio.

Pesquise livros e artigos sobre o assunto e procure estar sempre informado e atualizado.

6. Conte com o auxílio de um especialista

Não é qualquer um que consegue elaborar um planejamento tributário efetivo. Por isso, é primordial contar com um contador capacitado e experiente. Afinal, realizar a escolha errada do regime tributário pode fazer com que você perca muito tempo e dinheiro, pois a troca só poderá ser feita antes do início de cada ano fiscal.

Conte com um profissional de confiança, que vai fazer todas as averiguações necessárias, orientá-lo e realizar um comparativo com os regimes tributários existentes: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional.

Pelo fato de o planejamento tributário ser um conjunto de medidas feitas dentro da legalidade, com a função de reduzir ou adiar a ocorrência de um fato gerador do tributo, fique muito atento para não se confundir com a sonegação fiscal, que é uma prática ilegal e com punições severas.

Agora que você já sabe como fazer um planejamento tributário, aproveite as dicas aqui apresentadas para conquistar resultados seguros, eficazes e que vão manter a competitividade e crescimento do seu negócio. Não se esqueça de que contar com profissionais competentes é fundamental!

Gostou deste texto? Então, deixe seu comentário e compartilhe com a gente sua experiência e opinião sobre o assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *