Armazenamento em nuvem é o termo simplificado e adaptado para o termo cloud computing. Trata-se de uma solução tecnológica que surgiu há poucos anos e que oferece uma gama de serviços de informática corporativa.

Atualmente, as ferramentas tecnológicas vão desde os tradicionais backups até soluções integradas mais complexas, como a utilização de infraestruturas de data centers, plataformas de aplicações e até mesmo softwares completos que funcionam totalmente online!

Interessado pelo tema? Neste artigo, você vai conhecer as vantagens de utilizar softwares contábeis que oferecem recursos de armazenagem de dados em nuvem. Acompanhe.

Armazenamento de arquivos fiscais importantes pelo tempo que for necessário

Um software contábil que contenha o recurso de armazenamento na nuvem oferece muitas vantagens ao seu usuário.

A primeira delas é que, devido ao armazenamento na nuvem permitir o arquivamento descentralizado de documentos eletrônicos, torna-se possível ter todos os documentos fiscais guardados de forma segura, por tempo indeterminado, em um servidor independente dos computadores do escritório.

Isso significa que, caso algum computador apresente defeito, o gestor não precisará se preocupar com os arquivos contidos em seu disco rígido, uma vez que todo trabalho pode ser continuado pelo acesso ao servidor por meio de outro computador via internet. Além disso, é importante lembrar alguns fatos importantes:

Considerando esses dois fatos, a utilização do armazenamento em nuvem oferece uma solução extremamente relevante para a redução dos riscos de perda de arquivos, evitando problemas e dores de cabeça futuras.

Aumento da segurança digital e acessibilidade

Utilizar serviços de cloud computing facilita o trabalho dos funcionários. Normalmente, essas soluções são oferecidas no formato de aplicativos leves, nos quais — mediante o uso de login e senha — é possível visualizar o trabalho realizado por todos os funcionários do escritório.

Os proprietários da empresa, caso desejem, poderão obter todas as informações que quiserem fazendo o acesso da sua própria casa, sem precisar ir ao estabelecimento, o que facilita a realização do trabalho.

Além disso, é garantida a segurança contra ataques cibernéticos, pois a gestão dos servidores de armazenagem na nuvem tem equipes completas de profissionais especializados em segurança da informação, garantindo a total segurança dos dados.

Redução dos custos com tecnologia

No passado, manter servidores em funcionamento na própria empresa requeria um alto investimento em infraestrutura e mão de obra especializada.

Hoje, as soluções de armazenagem na nuvem permitem que as empresas possam terceirizar com eficiência esses serviços, reduzindo os custos com salários e os gastos com direitos trabalhistas dos funcionários de tecnologia, além da consequente redução do investimento necessário para a aquisição dos aparatos tecnológicos.

Facilidade na elaboração de relatórios gerenciais

Uma vez que os documentos contábeis estão todos arquivados em um padrão digital semelhante e devidamente organizados, torna-se possível extrair informações relevantes para a elaboração de relatórios gerenciais, contribuindo de forma importante para a elaboração do planejamento corporativo estratégico.

Hoje, o mercado oferece diversas soluções excelentes em serviços de armazenamento de dados em nuvem. Muitas firmas de contabilidade já estão utilizando esse serviço devido à praticidade proporcionada pelo seu uso na realização das tarefas cotidianas. Dessa forma, destacam-se ao oferecer soluções que agregam valor ao negócio por meio da utilização de tecnologias modernas de gestão.

E então, você ainda tem alguma dúvida sobre a eficácia no uso do armazenamento em nuvem? Entre em contato conosco e conheça agora mesmo as melhores soluções em tecnologia e contabilidade pelo melhor custo-benefício! Confira já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *