Os escritórios de contabilidade oferecem, em regra, os serviços contábil, trabalhista e fiscal. No entanto, para se destacar da concorrência e atrair mais clientes, é fundamental disponibilizar serviços que os outros escritórios não costumam oferecer.

Afinal, o cliente tende a preferir acumular perante um único profissional de contabilidade todas as atividades que podem ser prestadas por ele, como forma de otimizar a comunicação.

Mas você sabe quais serviços de contabilidade diferenciados podem ser oferecidos aos seus clientes? Então continue lendo o post e conheça 3 deles!

1. Abertura e encerramento de empresa

Formalizar um negócio costuma requerer auxílio profissional. A assistência é importante desde a tomada de decisões gerenciais importantes — como o melhor tipo de sociedade para formalização, a definição dos códigos de atividade, a escolha de indicadores financeiros para a gestão do negócio e a decisão sobre o enquadramento tributário mais indicado — até a formalização do negócio e os registros dos atos constitutivos.

Oferecer esse serviço para os empreendedores é uma ótima maneira de se tornar conhecido por eles antes mesmo de o negócio começar e, assim, ter a oportunidade de ser contratado para fazer o serviço de contabilidade da empresa em atividade.

Da mesma forma, caso a empresa decida por encerrar suas atividades, o mesmo escritório responsável por sua abertura e contabilidade pode fazer o serviço de encerramento e baixa da pessoa jurídica. Por mais que pareça um procedimento simples, é preciso ser bem feito para que não restem dívidas com a Receita e o processo não se torne mais caro e demorado.

2. Planejamento tributário

A cada ano, a empresa precisa analisar seus documentos fiscais para se certificar se continua enquadrada no mesmo regime tributário ou se é preciso alterá-lo. Além disso, é fundamental buscar meios legais de garantir recolhimentos tributários menores, como forma de otimizar a lucratividade da empresa.

Todos esses serviços podem ser oferecidos pelo escritório de contabilidade, por meio do planejamento tributário, a ser feito a partir das informações fiscais que já estão em seu poder. Trata-se de um serviço essencial a qualquer empresa, na medida em que os recolhimentos tributários consomem parte significativa da receita.

Além disso, oferecer o planejamento tributário é uma forma de o escritório receber honorários mais altos e de agregar valor para o seu cliente.

3. Consultoria financeira empresarial

Empresas de diferentes portes costumam ter dificuldades financeiras, sendo que algumas delas não conseguem nem mesmo avaliar a causa do problema. Essas constantes dificuldades tornam a consultoria financeira um serviço ainda mais essencial, e que pode facilmente ser oferecido pelo escritório de contabilidade.

Isso porque ele já tem à sua disposição todos os dados financeiros e contábeis da empresa, desde as pequenas movimentações até os valores de aplicação. Assim, o propósito da consultoria financeira é assessorar o cliente na gestão do seu dinheiro e na solução de problemas que o impedem de alcançar o sucesso.

No entanto, para isso, o ideal é contar com um profissional capacitado, como um consultor financeiro, para garantir um atendimento de qualidade e elevar a imagem do escritório. Os clientes saberão que todos os seus assuntos de negócios poderão ser tratados no mesmo escritório, com clareza e profissionalismo.

Dessa forma, oferecer serviços de contabilidade diferenciados, fazendo com que seus clientes encontrem no mesmo lugar os serviços necessários para o seu negócio, é a melhor forma de melhorar a imagem do escritório e atrair cada vez mais clientes. Para tornar esse trabalho ainda mais produtivo e oferecer serviços de forma rápida e eficaz, o ideal é contar com um software especializado.

Gostou do post? Tem alguma outra dica de como atrair mais clientes? Então deixe o seu comentário e participe da discussão conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *