Manter todas as obrigações financeiras do escritório em dia é muito difícil, principalmente pela crise que vem assolando o país e o aumento da competitividade no mercado. Por isso, os empreendedores buscam por medidas eficazes para cumprir essa tarefa, e uma boa alternativa é recorrer à antecipação de recebíveis.

Trata-se de um recurso que possibilita adiantar o recebimento de valores que só entrariam em caixa futuramente, ou seja, você garante o dinheiro relativo a vendas parceladas, a prazo, entre outras, antes mesmo da cobrança ser realizada ao cliente.

Quer conhecer melhor sobre as vantagens desse recurso e quando deve ser solicitado? Então, continue a leitura deste post!

Quais são as principais vantagens da antecipação de recebíveis?

Recorrer à antecipação de recebíveis pode trazer vários benefícios para o negócio, entretanto, é importante que você conheça quais são eles. Vejamos os principais.

Agilidade na liberação dos valores

A agilidade da antecipação de recebíveis proporciona a otimização dos recursos, reduzindo o nível de endividamento da empresa, além de auxiliar na obtenção de vantagens importantes na negociação com os fornecedores por intermédio do adiantamento dos pagamentos.

Garantia de pagamento das quantias

Na antecipação, a organização embolsa um valor que será dela futuramente, reduzindo o risco de inadimplência, já que as quantias são repassadas antes mesmo de ocorrerem descontos.

É importante lembrar que, caso o cliente não faça o pagamento, o solicitante pela antecipação deve arcar com a dívida.

Crédito do próprio negócio

É uma grande vantagem, tendo em vista que não será preciso recorrer a empréstimos ou financiamentos com taxas elevadas, pois o valor usado já é algo que pertence ao próprio escritório.

Menor custo

Como o empreendedor deve mostrar que tem condições de quitar a dívida ao solicitar a antecipação, a instituição financeira acaba cobrando menos pelo risco. Por isso, é um recurso rápido, que pode ser usado em situações de emergência e que sai por um valor mais baixo.

Dispensa da obrigação financeira com apenas um pagamento

Depois da antecipação de recebíveis, o empreendedor fica desobrigado quanto à responsabilidade financeira, já que não existe pagamento após a contratação da transação, apenas o desconto do título no momento da entrega.

Em quais situações compensa antecipar um recebível?

A antecipação de recebíveis é uma prática que pode ser usada como medida temporária em diversos casos. Conheça alguns a seguir.

Pagamento de contas

Pode ser uma boa ideia para não se tornar inadimplente e manter a continuidade das operações do escritório, principalmente quando se trata de dívidas grandes, com juros elevados em que não foi possível nenhum tipo de negociação.

Investimentos

Algumas vezes, um negócio demanda de um investimento para atender situações com funcionários, manutenção, reforma, compra de material de escritório etc., além do previsto no orçamento. Nesse caso, a antecipação de recebíveis pode ajudar muito na obtenção desse montante. Entretanto, o investimento precisa ser avaliado minuciosamente para evitar custos desnecessários.

Capital de giro

O capital de giro é essencial para a continuidade da atividade operacional do negócio e, para não ficar sem essa quantia, que pode fazer toda a diferença, a antecipação é uma saída.

Conseguiu perceber como a antecipação de recebíveis pode auxiliar na boa gestão do escritório? No entanto, assim como em outras espécies de investimento, deve ser realizado com planejamento e nos momentos adequados.

Gostou do post? Então, compartilhe agora mesmo nas suas redes sociais e ajude seus amigos a entenderem melhor sobre o tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *