Com os hábitos digitais, a população em geral exige mais praticidade e agilidade em suas negociações. Por esse motivo, os escritórios convencionais de contabilidade têm sentido a necessidade de encontrar contadores de sucesso para se reinventarem.

Todo esse contexto de transformação digital torna obrigatória a adaptação, também, dos serviços prestados pela contabilidade. Mas é preciso mais do que investimento para transformar uma produção contábil.

O aperfeiçoamento dos processos precisa ser estratégico e funcional, o que requer conhecimento amplo dos recursos que seu escritório tem para o produto que deseja entregar. Além disso, é essencial conhecer as raízes da contabilidade e saber o que os mestres têm a dizer sobre a profissão.

Quer ter boas ideias? Neste artigo, vamos falar sobre contadores de sucesso que certamente vão inspirá-lo para implementar inovações! Boa leitura!

1. João Lyra Tavares

Em 1926, foi eleito presidente do Supremo Conselho da Classe Contabilistas Brasileiros. Mesmo tendo falecido em 1930, é referência para a profissão até os dias atuais.

Tavares também era professor, economista e autor de artigos relevantes que eram publicados em jornais. Também foi deputado e senador. Em 1914 fez parte da Comissão responsável por reorganizar a Contabilidade do Tesouro Nacional.

Defendia veementemente a profissão e a criação do Registro Geral dos Contabilistas Brasileiro, sistema extremamente relevante que deu origem a processos de profissionalização ainda aplicados. Hoje, o Prêmio João Lyra Tavares é o maior reconhecimento que um profissional de contabilidade pode ter.

2. Luca Bartolomeo de Pacioli

Também conhecido como o pai da contabilidade moderna, o frei Pacioli era um monge cuja principal teoria estava relacionada ao débito e ao crédito. Essa teoria revolucionou a contabilidade e foi aceita universalmente.

Em sua trajetória, o frei foi um importante colaborador de Leonardo Da Vinci em um trabalho relevante sobre a definição de conta para ser debitada e creditada.

3. Warren Allen

É uma figura significativa para a contabilidade. Hoje, presidente do Conselho da Federação Internacional de Contadores (IFAC), conseguiu implantar um sistema de educação ao contador sobre o seu real papel por meio dos comitês independentes que compõem o Conselho.

4. Roberto Dias Duarte

Grande referência para qualquer contador, Duarte é palestrante e já ministrou mais de 500 palestras em todos os estados nacionais.

Além de falar sobre os assuntos mais importantes da contabilidade, Roberto Dias Duarte é também professor e administrador, e ainda disponibiliza vários conteúdos em seu canal do Youtube.

5. Ana Maria Elorrieta

Elorrieta foi eleita uma das 50 pessoas mais influentes de contabilidade pelo Global Accountancy Power 50. O mérito é devido às suas grandes contribuições enquanto esteve como presidente da diretoria nacional do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon). Também foi figura relevante para a área enquanto membro do IFAC.

6. Antônio Lopes de Sá

Contemplado com o Prêmio João Lyra Tavares, foi o escritor que mais editou livros no Brasil e na Itália. Coordenou 9 congressos internacionais e a maior corrente científica de contabilidade.

Além disso, Antônio Lopes foi o representante brasileiro no Conselho Econômico e Social da ONU e é referência internacional por sua enorme contribuição para a área contábil.

Mesmo para conduzir inovações, é imprescindível saber quem foram e quem são as principais referências para a contabilidade, assim como quais foram suas principais recomendações. Dessa maneira, é possível evitar uma definição equivocada de processos, além de conhecer as melhores formas de se fazer contabilidade.

Acha que seus amigos precisam conhecer alguns dos principais contadores de sucesso? Então, compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais! Assim você também contribui para que outros profissionais da área se inspirem neles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *