Durante muito tempo, a contabilidade foi considerada um mero instrumento responsável pela apuração dos impostos. No entanto, atualmente, os empresários que entendem a importância da contabilidade, têm um suporte essencial na tomada de decisão.

Independentemente do ramo de atividade, é importante compreender que as técnicas contábeis são fundamentais para o progresso contínuo das empresas e são a chave para obter resultados positivos.

Neste post, você encontrará informações sobre a real importância da contabilidade. Continue a leitura e confira!

Fluxo de caixa

Uma das principais dificuldades dos empreendedores é gerenciar suas finanças. Contudo, aliando as ferramentas financeiras com as demais ferramentas contábeis, é possível obter grandes efeitos.

Uma dessas ferramentas é o fluxo de caixa. É por meio dele que é possível realizar uma análise financeira detalhada da real situação da empresa, pois é nesse momento que o profissional contábil analisa as entradas e saídas de recursos financeiros.

Outra importante análise que o fluxo de caixa é capaz de realizar está relacionada a novos investimentos. Com ele, é possível saber quando é realmente favorável para a empresa investir seus recursos financeiros.

O contador analisa os aspectos internos do empreendimento, bem como a situação do mercado externo. Só assim é que ele divulga suas projeções com base em dados e relatórios seguros e confiáveis.

Demonstrações contábeis

Muitos empreendedores não entendem todos os dados mencionados nas demonstrações contábeis. Logo, é de responsabilidade do contador transformar esses dados em informações gerenciais e, assim, demonstrar como elas se aplicam no dia a dia dos negócios.

Sendo o profissional contábil o único responsável por declarações como DRE, DMPL, DFC, balancete de verificação, balanço patrimonial, entre outras, ele demonstrará, por meio de relatórios contábeis, a situação de seu patrimônio.

Alguns desses relatórios são de caráter obrigatório e podem ser utilizados por usuários externos com o objetivo de verificar a saúde de seu negócio.

Obrigações legais

Mais uma vez, a contabilidade está presente nos diversos setores das organizações. No Brasil, existem diversas obrigações a serem entregues para várias esferas governamentais. Isso faz com que, cada vez mais, os gestores estejam atentos para evitar multas e autuações.

Nesse contexto, a contabilidade é uma importante aliada, pois trabalha com os mais diversos assuntos, veja quais são eles:

  • departamento pessoal: auxilia nas declarações pertinentes à folha de pagamento, aos funcionários e à previdência social;
  • departamento fiscal: auxilia em declarações como IRRF, Sped Fiscal, DASN, DCTF, entre outras.

Planejamento tributário

Uma das maiores reclamações dos empresários é o alto valor dos impostos. Novamente, as técnicas contábeis são determinantes para a redução das despesas tributárias. Com uma equipe especializada, é possível realizar um planejamento tributário eficiente, usufruindo de todos os benefícios e incentivos fiscais que o governo disponibiliza.

Além disso, com uma tributação adequada ao seu faturamento e ao seu ramo de atividade você pagará menos, porém, de uma forma legal, já que o objetivo do planejamento tributário é reduzir a carga tributária dentro da lei.

A contabilidade, quando bem utilizada, é um suporte decisivo para a tomada de decisão. Hoje, peca gravemente quem não dá a devida importância para ela dentro das organizações.

Agora que você sabe mais sobre a importância da contabilidade, curta nossa página no Facebook e acompanhe conteúdos especiais para seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *