A contabilidade é uma ciência social que estuda as mutações do patrimônio. Hoje, contudo, ela age muito além desse conceito no meio empresarial, sendo a responsável por mensurar os dados dos diferentes setores, transformando-os em informações.

Diante dessa abrangência toda, uma grande dúvida surge entre os empreendedores: qual é a diferença entre contabilidade financeira e gerencial?

A contabilidade, em si, é uma rica fonte de informações. Por isso, quem entende a funcionalidade de cada uma delas, certamente consegue alavancar os resultados dos negócios.

Ficou interessado? Então, não perca mais tempo! Continue lendo para entender qual é a principal diferença entre a contabilidade financeira e gerencial.

O que é contabilidade financeira?

As empresas estão em constante contato com o ambiente externo, logo, engana-se quem acha que a contabilidade não considera as mudanças ocorridas nesse cenário. Toda alteração ocorrida externamente impacta os empreendimentos de formas diferentes.

Da mesma forma, contudo, o cenário externo segue acompanhando a situação das empresas — e isso é feito por meio dos demonstrativos contábeis.

Esta é a principal função da contabilidade financeira: demonstrar as informações financeiras para os usuários externos, utilizando o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado do Exercício e a Demonstração do Fluxo de Caixa. Com esses relatórios, ela consegue apresentar a saúde financeira das empresas.

Tal tipo de contabilidade é fundamental para investidores, para o governo e para os bancos. Afinal, é com essas informações que eles tomam suas decisões — como decidir se é viável investir em uma empresa ou, no caso dos bancos, se é confiável liberar empréstimos.

O que é contabilidade gerencial?

Esse modelo de aplicabilidade contábil é uma ferramenta decisória para o futuro das organizações. Isso porque, mesmo tendo base nos dados realizados no passado, ela projeta mudanças para as ações futuras.

A contabilidade gerencial tem como o seu principal foco trazer informações aos seus usuários internos. Justamente por demonstrar resultados por meio de relatórios confiáveis e informações verídicas, ela se tornou o braço direito dos gestores.

Nesse sentido, o contador gerencial trará as análises de indicadores das ações realizadas. Trata-se de trazer dados que serão utilizados para a organização estratégica do negócio, podendo conter informações dos diferentes seus setores, desde a linha produtiva até os mais altos cargos.

Com isso em mãos, o gestor consegue ter uma ideia mais ampla de como pode gerir suas finanças, e de que forma pode proporcionar mudanças na sua empresa.

Qual é a diferença entre contabilidade financeira e gerencial?

Ainda que trabalhando com dados de uma mesma empresa, como vimos, esses dois ramos da contabilidade focam em diferentes áreas.

Em um primeiro momento, sua principal diferença diz respeito ao usuário. Enquanto a contabilidade financeira procura trazer informações para os usuários externos, a contabilidade gerencial tem o seu enfoque nos usuários internos.

Outra diferença que se pode mencionar diz respeito aos seus relatórios. Os usuários externos baseiam-se em relatórios regulados pelas entidades de classes — por exemplo, o Balanço Patrimonial, que deve ser assinado por contador devidamente registrado no Conselho Federal de Contabilidade, e conta com uma estrutura preestabelecida.

Já os relatórios para os usuários internos podem ser adaptados conforme a necessidade de cada gestor, capazes de conter o orçado e realizado ou os indicadores de lucratividade, rotatividade, produtividade, entre outros.

Em relação ao tempo, a contabilidade financeira trabalha com operações realizadas no passado, enquanto a contabilidade gerencial propõe e provisiona estratégias para melhoria dos resultados futuros.

Também podemos ressaltar a periodicidade dos relatórios: a primeira analisa os relatórios normalmente, de forma anual; a segunda pode trazer com mais frequência os seus relatórios, já que suas informações são de suma importância para a tomada de decisão.

Enfim, agora que você já sabe a diferença entre contabilidade financeira e gerencial! Como vimos, ambas são fundamentais para a gestão, mas cada uma tem suas particularidades e focos.

Então, gostou do nosso artigo? Aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais e ajude mais pessoas a sanar essas dúvidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *