Fazer o controle de matriz e filial é um grande desafio para os gestores, já que a descentralização dos dados impossibilita o controle das tarefas realizadas em todos os estabelecimentos, o monitoramento das operações e a análise de informações relevantes para o negócio, o que gera desperdícios e prejuízos em vários setores.

Entre uma das medidas estratégicas mais eficientes para resolver esse problema, está a implementação de um software de gestão com a funcionalidade de centralizar dados em um só lugar, controlar o pessoal, integrar os setores, entre outras. Trata-se de uma ferramenta importante por permitir o acesso imediato a todas as informações, diminuindo o tempo de espera e otimizando as rotinas, o que colabora com a organização da gestão.

Pensando nisso, elaboramos este texto para mostrar como um sistema específico pode auxiliar no controle de matriz e filial. Confira!

Mostra as principais demandas de cada empresa

Cada loja pode ter uma maior demanda em determinado tipo de serviço relativo ao ramo de atuação do negócio. Com a unificação dos sistemas de gerenciamento, é possível acompanhar isso de forma mais simples e entender qual deve ser o maior investimento em cada unidade, respeitando suas especificidades.

Permite um melhor controle no fluxo de estoque

Se um produto está em falta em um estabelecimento e existe uma alta procura dele, é importante verificar imediatamente se ele se encontra disponível em outra loja e usar a transferência de estoque como uma alternativa para resolver o problema. Dessa forma, é mais fácil impedir a perda da venda e que o cliente procure pelo produto no concorrente.

Possibilita o acompanhamento das finanças de cada estabelecimento e do negócio em geral

Quando os sistemas são separados, é necessário esperar o responsável pelas filiais transmitir as informações reunidas na unidade. Por meio da unificação fornecida por um software, é possível acessá-las rapidamente, reduzindo o tempo de espera e agilizando as análises, relatórios e eventuais ações para aperfeiçoar as rotinas de cada instituição.

Afinal, essas soluções só serão efetivas se o gestor tiver em mãos os dados de todas as unidades em tempo hábil e conseguir ter uma visão mais ampla da situação.

Concede o acompanhamento das tarefas de forma eficaz

Uma outra vantagem da implementação de softwares para o controle de matriz e filial é a redução de trabalhos repetitivos, como ocorre, por exemplo, no gerenciamento de contas a pagar e a receber e na gestão de compras.

Quando é possível avaliar um cenário com várias lojas, os processos podem ser executados de uma única maneira, viabilizando o desempenho e controle das tarefas com maior eficácia e agilidade.

Ajuda a combater as irregularidades

Por meio do sistema é possível conferir se existe alguma irregularidade em todos os registros. Dessa forma, é possível evitar eventuais prejuízos em longo prazo e identificar os colaboradores com baixa produtividade e eficiência.

Agora que você conhece a importância de um software de gestão no controle de matriz e filial, é importante adotar medidas para escolher o sistema mais adequado às necessidades do seu negócio, afinal, essa automatização será essencial para garantir o sucesso dos projetos e atividades operacionais dos estabelecimentos e da empresa em geral.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para ler “Contabilidade manual: por que você deve abandoná-la hoje mesmo?” e entenda melhor o tema!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *