Uma vez que o ERP aumenta, de forma significativa, a eficiência e a produtividade de uma empresa, sua utilização é recomendada. A questão é: como avaliar se o sistema escolhido é um software confiável ou não?

Se levarmos em consideração sua importância para a empresa, e o nível das informações que ele deve administrar, é fácil constatar que uma escolha equivocada tende a gerar diversos problemas.

Com o objetivo de evitar que situações problemáticas ocorram no momento de implementação de seu ERP, preparamos este conteúdo para ajudar você a avaliar o quão confiável ele é. Portanto, continue sua leitura e descubra como escolher o software que de fato atenda aos requisitos de segurança e credibilidade.

1. Verifique se o sistema entrega tudo o que promete

Todas as empresas, mesmo aquelas que atuam no mesmo setor, são administradas de modo distinto e têm suas próprias peculiaridades quanto à execução de processos. Para atender a cada uma dessas demandas, existe uma grande variedade de softwares.

Em meio a variedade de sistemas, é possível que, no momento de adquirir um, ocorra alguma confusão, de modo que as funções oferecidas por ele não se adéquem a empresa contratante.

Para evitar esse problema, é necessário que, antes mesmo que o sistema ERP seja escolhido, a companhia interessada em implementá-lo realize um mapeamento de seus processos, para que possa, de fato, identificar quais são suas necessidades.

Depois que essa tarefa é cumprida, basta passar a informação para a empresa contratante. Por fim, é necessário avaliar se o software realmente entrega as funções encomendadas e se ocorre algum erro em sua execução. Falhas devem ser informadas à empresa desenvolvedora.

2. Certifique-se que o sistema é atualizado

Outro ponto que não pode ser deixado de lado, no momento de se escolher um sistema, é verificar seu nível de atualização. Além de oferecer um produto que cumpra os requisitos do mercado para produção e segurança, a empresa desenvolvedora do software deve garantir sua atualização contínua.

Se esse cuidado não for tomado, o software se tornará ultrapassado e apresentará um desempenho abaixo do esperado. Esse descuido também aumenta o risco de que falhas ocorram, o que pode vir até mesmo a corromper dados importantes.

3. Garanta a segurança da informação

O Sistema ERP atua armazenando, organizando e centralizando diversas informações para apresentá-las de forma intuitiva ao gestor, isso com o objetivo de auxiliar no processo de tomada de decisões. Uma vez que tais informações são sensíveis, é necessário que existam garantias quanto à sua segurança.

Antes de implementar o sistema, é necessário avaliar como os dados gerados são armazenados e quais as soluções para que o acesso a eles seja restringido ao pessoal autorizado.

4. Não subestime a importância do suporte técnico

Uma empresa séria, que fornece um software confiável, oferecerá várias opções de contato com o suporte técnico — que será eficiente e funcionará corretamente.

Se levarmos em consideração a importância do ERP e os prejuízos que atrasos em manutenções podem causar, é uma ideia interessante testar esses canais e avaliar seu atendimento antes de fechar qualquer negócio.

5. Pesquise o histórico da empresa desenvolvedora do software

É importante entrar em contato com outras empresas e instituições que fazem uso do sistema. Nesse contato, é possível se inteirar sobre a qualidade do produto e descobrir se ele costuma apresentar falhas.

A internet é uma ferramenta útil: por meio dela, é fácil contatar pessoas e verificar o histórico da empresa, o que torna possível observar o nível de satisfação de seus clientes com os serviços prestados.

Por fim, é válido ressaltar que, na hora de selecionar uma solução em software, escolher empresas estabelecidas no mercado é a melhor opção. Nesse contexto, a RTA Sistema Contábil se apresenta como uma empresa sólida e bem-conceituada entre seus clientes.

Seu software, desenvolvido com funcionalidades que facilitam a vida do contador, entrega ótimos resultados de eficiência e confiabilidade.

Gostaria de um software confiável para a parte contábil de sua empresa? Acesse nosso site e conheça os benefícios que nosso sistema pode proporcionar a seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *