A visão que o público tinha da contabilidade tem mudado com o passar dos anos. Hoje, sua aplicação anda de forma conjunta com as demais atividades dos gestores, pois tornou-se um suporte na tomada de decisão. Contudo, para que seu escritório se destaque entre os demais, é importante considerar o atendimento ao cliente.

Assim como em outros ramos de atividades, os escritórios contábeis precisam estar atentos às expectativas de seus contratantes. Criar canais aumenta a credibilidade do seu serviço e, consequentemente, a confiança na sua empresa.

Entenda agora como o atendimento ao cliente é primordial para o sucesso do seu empreendimento contábil! Continue a leitura.

Por que preocupar-se com o atendimento ao cliente?

Em um mercado tão acirrado, o consumidor é o principal motivo para você estar constantemente se aperfeiçoando. No escritório de contabilidade, não é diferente, afinal, sem ele, não há negócio que se sustente sozinho, não é mesmo?

As atividades contábeis não são tarefas fáceis, pois trabalham com a apuração dos impostos, projeções de resultados e estudos de investimentos, ou seja, basicamente tudo que envolve questões monetárias, o que, muitas vezes, pode deixar o cliente descontente  é nesse momento que você deve saber como lidar com a situação.

A qualidade do seu atendimento é crucial para a fidelização do empresário, demonstrando que seu negócio é uma empresa séria e que está disposta a trabalhar junto às aspirações do empreendedor, sendo tal elemento a base para o início da parceria entre vocês.

A partir disso, é necessário mostrar as formas de atendimento e as características do seu escritório, aumentando, cada vez mais, a confiança no seu trabalho.

Como um cliente satisfeito pode gerar novos?

Certamente, a melhor propaganda de uma empresa é a indicação por outro cliente. Por isso, ter uma boa imagem é algo primordial, inclusive para os escritórios contábeis.

Você estudou e capacitou a sua equipe para exercer com excelência as atividades da sua empresa, logo, é importante que isso seja repassado para os seus atuais clientes. Ser cordial e simpático é o que fará com que você seja lembrado.

Capacite seus colaboradores a serem atenciosos, dando ao cliente espaço para ele falar do que precisa. Após, procure soluções conforme a realidade de cada um, mostrando que você está ciente de suas particularidades.

O bom atendimento, alinhado às técnicas contábeis, é tudo de que você precisa para deixar seus clientes contentes.

Como aplicar um bom atendimento ao cliente?

A relação cliente-empresa não se restringe apenas à recepção do seu escritório. O estreitamento dessa relação deve ser trabalhado, para, assim, os empreendedores sentirem que podem contar com o contador a qualquer momento.

Uma das principais reclamações dos clientes de escritórios contábeis é a demora nas respostas. Para solucionar essa situação, crie canais de acesso rápido para sempre se comunicar com a sua clientela. Veja algumas boas medidas:

Crie um FAQ

Do inglês, Frequently Asked Questions, é um formulário com as perguntas mais frequentes realizadas pelas empresas. Analise-as e responda-as, de forma objetiva, para que todos os seus clientes tenham acesso.

Desse modo, você consegue esclarecer algumas dúvidas sem que o consumidor precise entrar em contato direto com o seu escritório, tornando o processo mais ágil.

Elabore boletins informativos

Todo empreendedor sabe que as leis e normas têm mudado constantemente  muitos deles, no entanto, não entendem as palavras técnicas usadas no meio contábil. Uma forma de aplicar um bom atendimento é criando boletins regulares para o seu cliente.

Neles, você pode trazer informações de forma mais clara e com uma linguagem menos técnica dos assuntos, facilitando o entendimento e a aplicação no meio empresarial.

Estimule o contato on-line

A tecnologia facilitou muito o contato entre as pessoas, então, aplique-a na sua empresa, ensinando seus clientes a utilizarem os meios mais rápidos de contato, como o e-mail e o Skype. Além de agilizar o processo, esses meios reduzem consideravelmente os custos e as despesas com transporte e impressão de papéis.

Gostou das informações sobre como o atendimento ao cliente é importante para o seu escritório contábil? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião acerca do tema!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *