As startups ganharam um espaço relevante no mercado nos últimos anos, especialmente após o boom da internet. Cada vez mais fortes no cenário empresarial, elas têm se destacado principalmente em razão de seus modelos de negócio. Mas afinal, você sabe o que são, como funcionam e como fazer a contabilidade para startups?

Antes de falar sobre a contabilidade e seus diferenciais, é importante entender definitivamente o que é uma startup. O seu conceito está relacionado a dois pilares básicos: a inovação e a escalabilidade.

Isso significa que as startups são modelos de negócio que envolvem ideias inovadoras, com alto índice de escalabilidade (crescimento rápido), repetibilidade e flexibilidade. Ou seja, são empresas que oferecem serviços diferenciados, especialmente no âmbito da tecnologia, com baixo investimento e com grandes possibilidades de crescimento.

Assim como qualquer empresa, uma startup precisa contar com a assessoria de uma contabilidade, já que esse serviço é essencial na manutenção e na regularidade de um negócio. Confira, a seguir, 4 diferenciais que um escritório precisa ter para oferecer um serviço de contabilidade para uma startup!

1. Investir na especialização em tributação para startups

Antes de começar a pensar em atender uma empresa de inovação, é necessário que você prepare o seu time de colaboradores, capacitando-os tecnicamente para compreender a legislação e as especificidades desse tipo de empresa.

Por isso, se você quer começar a oferecer um serviço de contabilidade para startups, deve conhecer a legislação e os incentivos fiscais disponíveis para empresas de tecnologia, além de estar por dentro de todos os aspectos de tributação que possam se tornar relevantes para os seus clientes.

Lembre-se que esse tipo de empresa pode ter um aumento significativo no faturamento em um curto espaço de tempo e o seu escritório precisa estar pronto para indicar quais são as melhores alternativas em termos da tributação.

2. Apostar na contabilidade em nuvem

As startups são empresas voltadas para tecnologia e inovação. Por isso, seu escritório de contabilidade precisa apostar nesse conceito e agregar a cultura do seu negócio às soluções oferecidas pela tecnologia para o ramo contábil.

Se você deseja trabalhar com uma empresa de tecnologia, é importante que você se comunique com ela na mesma língua, por isso, é imprescindível investir em tecnologia dentro do seu escritório.

3. Ser um parceiro de negócios

Seja mais do que um prestador de serviços contábeis: um parceiro de negócios da startup. Os serviços de contabilidade têm se transformado drasticamente nos últimos anos e, cada vez mais, esses profissionais vêm se tornando verdadeiros parceiros de seus clientes, já que eles são aliados na elaboração de estratégias das empresas para as quais presta assessoria.

Esse posicionamento é ainda mais forte com as startups, uma vez que esses modelos de negócio se caracterizam especialmente pela sua formação, composta significativamente por pessoas mais jovens que ainda possuem pouca experiência (ou nenhuma) em gerenciamento de empesas.

O contador ocupa um papel relevante, pois pode ajudar esses empresários por meio de relatórios técnicos que podem colaborar fortemente para o crescimento saudável  e estratégico do negócio.

4. Entender sobre aportes de investimentos

As startups são empresas que, por se destacarem por sua inovação e o seu alto impacto no mercado, costumam receber aporte financeiro de diversas fontes, tanto do mercado interno quanto do mercado internacional.

Se você quer atender a contabilidade desse tipo de empresa, deve estar preparado para essa realidade, já que esses aportes de investimentos exigem muito mais controle e conhecimento técnico por parte dos profissionais de contabilidade. Você, enquanto contador, deve estar preparado para oferecer a segurança necessária ao gestor da startup.

Os responsáveis por empresas que atuam no setor de inovação e tecnologia esperam dos seus contadores uma cultura de inovação aliada ao reconhecimento com relação ao uso da tecnologia, tornando os processos mais rápidos e práticos. Se você quer atender empresas de inovação, deve começar inserindo o seu escritório nessa realidade!

Você tem alguma dúvida ou gostaria de contar a sua experiência com contabilidade para startups? Compartilhe o seu comentário conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *