Existe um abismo entre a forma de captar clientes de contabilidade e a maneira de conquistar compradores para um produto. Talvez por usar essas mesmas táticas, muitos ainda falham na expansão de sua carteira de clientes.

Embora o relacionamento seja fundamental nos dois casos, ao captar clientes para escritórios contábeis é preciso conquistar a confiança antes mesmo de iniciar as relações comerciais.

E é possível fazer isso em larga escala? Como otimizar o processo de captação sem prejudicar o atendimento personalizado que todo cliente de contabilidade necessita? Confira nossas dicas e descubra como.

1. Defina o nicho de atuação

Existem várias razões para definir o nicho de atuação, desde a predileção do contador por áreas de atuação específicas até uma questão estratégica de posicionamento.

Essa definição deve considerar a abertura que a empresa possui dentro do segmento. Se existem alguns contatos com empresas startups ou da área de TI, por exemplo, esse pode ser o caminho de sucesso na captação.

Depois disso, buscar associações ou sindicatos do público-alvo definido e oferecer facilidades, descontos e palestras poderá ser o passo seguinte.

2. Aposte no marketing digital e em redes sociais

O marketing digital é muito apropriado para a captação de clientes de contabilidade, pois permite que a empresa seja bem específica no direcionamento de seu conteúdo.

Uma propaganda na rádio local atingiria pequena porcentagem do público-alvo, mas a otimização do site do escritório contábil nos mecanismos de busca para temas de interesse dos potenciais clientes seria a estratégia perfeita.

Para isso é preciso criar um blog com conteúdo relevante e divulgar seus posts nas redes sociais mais utilizadas pelos clientes, estabelecendo presença e autoridade no assunto.

3. Ofereça palestras e cursos específicos da área

Se a confiança é um elemento fundamental para conquistar clientes de escritório contábil, divulgar a especialidade e o domínio de um assunto por meio de palestras e cursos é uma ação necessária.

Essa dica é particularmente vantajosa, pois pode ser aplicada de diversas maneiras. Novamente recorre-se aos sindicatos e associações dos quais os potenciais clientes fazem parte, por um canal do Youtube ou em eventos do setor.

Indiscutivelmente, para os clientes é muito mais fácil confiar uma parte tão importante de sua vida ou empresa a alguém ou alguma entidade que demonstre ser referência no assunto.

4. Potencialize o networking

Usar o networking pode não ser uma estratégia de larga escala, mas certamente tem alto poder de assertividade.

A proposta é olhar para a carteira de clientes já existente, para as relações pessoais e buscar novas conexões.

Para escritórios contábeis focados em pessoas físicas, estar sempre em contato com os clientes pode ser uma fonte de novos negócios. Eventos na vida de seus parentes e amigos podem demandar a indicação de profissionais contábeis, por exemplo.

E quanto ao prédio ou bairro onde o escritório de contabilidade tem sua sede? Ele pode ter potenciais clientes? É preciso lembrar que a proximidade com o contador pode ser um ponto relevante para o cliente, e esse diferencial pode ser explorado ao investir no networking.

5. Incentive as indicações

Outra maneira de já ter a confiança do cliente antes de iniciar uma relação profissional é ser recomendado por alguém.

Por isso, incentivar as indicações dos clientes atuais por meio de descontos ou bonificações é uma forma de expandir a carteira de clientes.

O tamanho da carteira de clientes deve ser compatível com a estrutura do escritório, mas investir em softwares e tecnologias que otimizam os processos de atendimento vai conferir muito mais produtividade.

Com o uso da tecnologia e métodos eficientes de captar clientes de contabilidade, um escritório poderá expandir seu negócio de forma estruturada e bem-sucedida.

Definitivamente, os profissionais da área contábil precisam cada vez mais dominar estratégias de marketing, não é mesmo?

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