A contabilidade estratégica é um tipo de serviço que vem sendo cada vez mais exigido pelos clientes. Ela pode ser aplicada em todo e qualquer tipo de empresa, sejam elas grandes companhias com volumes maiores de movimentação ou pequenas organizações.

Neste artigo, vamos conceituar essa ferramenta — considerada por muitos como o futuro da contabilidade brasileira —, mostrar sua importância e principalmente, como implantá-la para atender os seus clientes. Confira!

O que é contabilidade estratégica e qual a sua importância?

A contabilidade estratégica é entendida como uma ferramenta que ultrapassa os limites da simples prestação de serviços contábeis, que visa o fechamento das demonstrações contábeis, escrituração fiscal, cálculo de folha, admissão e demissão de funcionários, entre outros.

Além disso, esse serviço se torna um diferencial atuando diretamente nas estratégias da empresa e fornecendo informações valiosas do cenário geral do negócio. Com isso, a gestão da empresa terá mais certeza sobre as decisões, evitando que posicionamentos equivocados prejudiquem o funcionamento do negócio.

Como oferecer esse serviço para meus clientes?

Agora que você já conhece a contabilidade estratégica, descubra como aplicá-la nos seus clientes. Continue lendo!

Conheça o mercado do cliente

Inicialmente, você deverá estudar sobre o mercado de atuação do seu cliente. Como será possível dar dicas sobre investimentos, benefícios fiscais e outras oportunidades sem conhecer a atividade da empresa que você presta serviços?

Portanto, antes de qualquer coisa, dedique um tempo para conhecer determinado mercado de forma geral, descubra suas peculiaridades, gargalos, vantagens, riscos e demais informações.

Alerte sobre o risco de multas desnecessárias

No trabalho, você não vai se limitar às questões tributárias, mas isso não significa que você não vai mais assessorar o cliente em relação a elas.

Você deve otimizar o seu trabalho para fazer com que ele não corra o risco de sofrer multas e sanções por parte de órgãos tributantes, como: envio de DCTF, SPEDs com atraso ou erros, entre outros.

Auxilie no controle de gastos do cliente

Em um cenário de instabilidades e incertezas econômicas é muito comum que as empresas comecem a cortar alguns gastos, mas por onde começar? É justamente nesse ponto que a contabilidade estratégia agirá.

Ela auxiliará o seu cliente a identificar os custos das despesas, ação que vai ajudar a conhecer quais podem ser, ou não, diminuídos ou suprimidos.

Fique atento ao fluxo de caixa

A movimentação financeira da empresa também é objeto de observação da contabilidade estratégica. Em uma economia cada vez mais competitiva, saber gerir os recursos de forma eficiente pode fazer total diferença no crescimento e desenvolvimento de um negócio.

Portanto, a contabilidade estratégica atuará no controle e alimentação de dados do fluxo de caixa das empresas.

Qual o primeiro passo para implantação da contabilidade estratégica?

Para começar a aplicar as ações de contabilidade estratégica para os seus clientes, inicialmente você deverá arrumar a casa. Não adianta atuar diretamente na gestão de negócios sendo que a sua empresa está desorganizada.

Depois de colocar o seu escritório em ordem, será preciso uma ferramenta tecnológica que proporcione aos seus clientes os benefícios que a contabilidade estratégica poderá promover. A tecnologia alterou muitos processos contábeis e administrativos, portanto, você precisa contar com o apoio de uma ferramenta que acompanhou essas mudanças.

Além de realizar todas as tarefas que você precisa no seu dia a dia, o software contábil deve oferecer canais de suporte diferenciados (e-mail, chat e telefone), vídeos explicativos, conteúdos extras, backup automático, além de um eficiente banco de dados na nuvem. Tudo isso com um preço justo e acessível.

Que tal conhecer um sistema que contém todos esses benefícios e outras aplicações que poderão ser utilizadas na contabilidade estratégica? Então, conheça e faça um teste gratuito em nosso software!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *