Você conhece a importância de verificar a situação cadastral do seu CNPJ? Por meio dessa consulta, é possível obter dados que podem ajudar a otimizar o seu balanço patrimonial.

Deseja conhecer mais sobre o assunto? Qual a sua importância dessa consulta para a empresa? Então, esse conteúdo foi desenvolvido penso em você. Confira!

Qual a importância de verificar a situação cadastral de CNPJ?

Consultar a situação cadastral de CNPJ é uma prática importante pois os empreendedores conseguem verificar a situação de sua empresa junto à Receita Federal.

É possível identificar se a sua empresa possui processos judicias ou dívidas tributárias.

Você tem a possibilidade da geração de relatórios com informações importantes como: protesto em aberto, pendências tributárias, judiciais e comerciais.

Quais os tipos de situação cadastral de CNPJ em uma empresa?

Caso você deseje aperfeiçoar a sua gestão tributária é interessante ficar atento sobre à situação cadastral do CNPJ da sua empresa.

Dessa forma, você previne contratempos com a Receita Federal, além de otimizar a prestação dos seus serviços. Confira as situações cadastrais de CNPJ mais comuns:

  • situação cadastral ativa;
  • situação cadastral suspensa;
  • situação cadastral inapta;
  • situação cadastral baixada;
  • situação cadastral nula.

Situação cadastral ativa

Refere-se à situação ativa quando uma empresa ou estabelecimento está regularizado, ou seja, apto a atuar legalmente com a prestação dos serviços.

Situação cadastral suspensa

Trata-se de uma situação quando o CNPJ da sua empresa ou filial apresentar características como, por exemplo: domiciliar no exterior, não cumprir com as obrigações tributárias, indicio de fraudes e inconsistência em seus dados cadastrais.

Situação cadastral inapta

É considerada inapta as empresas que não apresentam declarações e demonstrativos obrigatórios por dois anos consecutivos. Por exemplo: declaração de débitos e créditos tributários federais, declaração simplificada de pessoa jurídica, escrituração contábil digital entre outros demonstrativos obrigatórios.

Situação cadastral baixada

A inscrição no CNPJ será enquadrada baixada quando uma empresa ou estabelecimento filial apresentar características, por exemplo: a pedido do órgão competente, empresa não localizada e inconsistência em seus dados cadastrais.

Situação cadastral nula 

A situação cadastral nula refere-se quando uma empresa ou filial apresenta características duvidosas como, por exemplo: duplicidade de inscrição estadual ou município para o mesmo estabelecimento e constatação de práticas ilícitas no ato cadastral.

Afinal, quais são as vantagens de consultar a situação cadastral da empresa?

Conhecer se sua empresa está ativa ou não é fundamental para o seu planejamento contábil, pois, evita transações que possam ser enquadras como fraudulentas.

 Dessa forma, seu empreendimento gera uma maior segurança e confiabilidade em suas operações comerciais.

Se você deseja conhecera a atual situação cadastral de seu CNPJ, basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o portal da Receita Federal;
  2. Consulte o campo Pessoa Jurídica;
  3. Preenche as informações do seu CNPJ;
  4. Em seguida, clique em consultar;
  5. Realize a análise das informações concedias e confira a situação atual de sua empresa.

Agora que conhecemos a importância de ficar em dia com a situação cadastral de CNPJ, é interessante realizar essa consulta acompanhada de pessoas especializadas no assunto, necessariamente, um escritório de contabilidade.

Dessa forma, você assegura que todas as obrigações tributárias estão sendo cumpridas, além de gerar uma maior confiabilidade e segurança em suas operações comerciais.

Este conteúdo foi relevante para você? Deixe seus comentários no post, sua opinião é muito importante para o desenvolvimento do nosso trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *